Anunciado oficialmente durante a semana de carnaval, o novo centroavante do Bahia foi apresentado nesta quarta-feira (14), na Arena Fonte Nova. O colombiano Oscar Estupiñán teve o primeiro contato com a imprensa baiana, falando sobre a carreira, estilo de jogo e a expectativa pela estreia com a camisa tricolor. O diretor de futebol, Cadu Santoro também esteve presente.
Estava esperando só acertar para desfrutar do grupo e da cidade. Alguns podem pensar que não queria vir da Europa para a América do Sul, mas o que o Bahia representa é grande. É um clube importante. É um privilégio representá-lo”, afirma o atleta tricolor.
Oscar oficialmente apresentado

Questionado quanto ao estilo de jogo, Oscar Estupiñán explicou que pode jogar tanto como camisa 9 centralizado, como flutuando na parte ofensiva, atendendo ao padrão tático utilizado pelo técnico Rogério Ceni. No elenco, Oscar terá concorrência do atacante Everaldo, que está no Bahia desde a temporada 2023.
Sou um jogador 9 que também pode jogar fora, independentemente do que queira o técnico. Estou preparado para me adaptar ao sistema. Venho treinando, estou preparado para quando o mister queira contar comigo”, disse o colombiano.
Atacante colombiano já virou baiano
O novo contratado do Bahia já teve nome publicado no BID, da CBF, mas ainda não fez sua estreia em campo. Todavia, o atleta já está conhecendo Salvador e esteve acompanhando as atrações do Circuito Batatinha, no Pelourinho, durante o carnaval. Emprestado pelo Hull City, da Inglaterra, será a primeira vez que Oscar jogará no futebol brasileiro.
? “Espetacular. Fantástico. A melhor sensação”. Oscar Estupiñan revela referências do ex-tricolor Rodallega, fala sobre Salvador e se diz pronto para estrear. Vídeo completo ➡️ https://t.co/HNiqrD372l #BBMP pic.twitter.com/6wMTneYAlD
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) February 14, 2024
Tive a oportunidade de ir ao Pelourinho. Pessoas magníficas. Cumprimentei os torcedores do Bahia. Desejaram que fosse um bom ano, de sucesso. Foi positivo para mim. Queria conhecer a cidade, o Centro Histórico, onde vou estar durante todo esse tempo. Fui feliz de ter essa oportunidade. E saber que vou sentir essa vibração no campo”, ressalta o atacante.
Número da camisa
No Bahia, Oscar Estupiñán utilizará a camisa 29, que já foi de Jacaré e Vinícius. O número é polêmico devido a história envolvendo o meia Vina no Clássico BaVi, em 2018, pelo Baianão. Na época, o atleta comemorou um gol fazendo dancinha em frente a torcida do Vitória, causando grande confusão no gramado do Barradão.
Desde então, o atleta caiu nas graças da torcida e passou o número para Vitor Jacaré, que também virou xodó da Nação Tricolor. Por conta do histórico positivo, Oscar explicou o motivo que levou a adotar o tão famoso número e espera também poder ser bem lembrado pelos fãs do Esquadrão de Aço.
Gosto do número. Me disseram que tinha histórico bom. Espero que continue sendo de maneira positiva”, finaliza.