Deu Baêa! Na estreia do time principal, os comandados de Rogério Ceni deram um show a parte em campo e golearam no primeiro triunfo do Bahia no Baianão 2024. No placar, 3 a 0 sobre o Jacobina, com gols de Rezende, Everton Ribeiro e Everaldo. O resultado agradou aos mais de 29 mil tricolores presentes na Arena Fonte Nova.

A partida marcou a estreia de três dos quatro reforços do Bahia para temporada 2024: Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas. Apenas Victor Cuesta não foi relacionado. Em campo, uma boa atuação do Esquadrão, com destaque para o domínio do setor de criação.

Amplo domínio do Bahia na Fonte

TRIUNFAÇO! Na estreia do time principal na temporada 2024, Bahia dá show e goleia Jacobina na Fonte Nova
Foto: Tiago Caldas e Letícia Martins/EC Bahia

O primeiro tempo começou com amplo domínio do Bahia na posse de bola, estudando as melhores formas de furar as duas barreiras montadas pelo Jacobina. Aos oito minutos, a Massa pôde vibrar com o gol do Esquadrão. Na jogada, Gilberto recebeu bola na linha de fundo e cruzou para grande área, Rafael Ratão perdeu o tempo da jogada.

Mas o volante Rezende aproveitou a sobra e fuzilou as redes do goleiro adversário, golaço: 1 a 0 Bahia! E o time de Ceni estava com sede para fazer mais um, tanto que Everaldo desperdiçou uma excelente oportunidade dentro da grande área, aos 14 minutos. Três minutos depois, aos 17, Gilberto e Everton Ribeiro trocaram figurinhas pela direita.

A bola foi alçada na área e Rafael Ratão subiu livre e testou como manda o figurino. Contudo, o camisa 21 não contava com a grande defesa feita pelo goleiro jacobinense Matheus. Aos 24, o Esquadrão chegou mais uma vez com perigo na defesa do Jacobina. No lance, o meia Caio Alexandre fez belo passe por cobertura que achou Cauly livre na grande área.

Everaldo perdeu pênalti, mas deixou o dele na Fonte

O goleiro Matheus chegou a afastar o perigo, mas novamente Ratão estava de cara para o gol e desperdiçou uma grande oportunidade, chutando a bola por cima do travessão. Quatro minutos depois, Cauly achou Jean Lucas em progressão, mas foi derrubado na área: pênalti. Na cobrança, Everton Ribeiro deu a oportunidade para que o centroavante Everaldo.

Porém, quem brilhou foi o goleiro adversário Matheus, ele alcançou a bola no canto direito da trave e deixou o grito de gol preso na garganta do torcedor tricolor. Faltando dez minutos para terminar o primeiro tempo, a Nação Tricolor vibrou mais uma vez. Caio Alexandre, fez outro passe por elevação que encontrou Everton Ribeiro livre para a balançar as redes: 2 a 0.

E ainda teve tempo para mais um gol do Esquadrão de Aço. Gilberto colocou o marcador do Jacobina para dançar e cruzou na área para finalmente Everaldo balançar as redes em 2024. O camisa 9 testou livre no canto oposto do goleiro Matheus e decretou o terceiro tento do Bahia na partida: 3 a 0.

Segundo tempo de gala do Bahia

A etapa final serviu para o Bahia manter o alto nível que fez no primeiro tempo e testar peças que não entraram no time titular na noite desta quarta-feira (24). Logo aos 16 minutos, após cobrança de escanteio do meia Cauly, a bola viajou até chegar na cabeça do zagueiro Kanu e morrer no fundo das redes do goleiro do Jacobina para o quarto gol do Esquadrão.

Com a ampla vantagem no placar, o técnico Rogério Ceni passou a fazer algumas alterações no time, dando minutagem aos suplentes do banco de reservas. Entraram: Sidney, Luciano Juba, Ademir, Yago Felipe e Diego Rosa. Deixaram o gramado: Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Rezende, Jean Lucas e Everaldo.

Contudo, antes de ser substituído, o estreante Jean Lucas deixou o dele na Fonte Nova, o quinto gol do Esquadrão de Aço. Gilberto achou Yago Felipe na linha de fundo, que cruzou para o camisa 6 bater firme no gol do goleiro Matheus, que não teve reação. Após isso, o time tricolor teve mais duas oportunidades para aumentar a goleada.

Próximo desafio tricolor no Baianão

Com o excelente resultado dentro de casa na estreia do time principal, o Bahia subiu algumas casas na tabela de classificação do Baianão 2024. Agora, o time de Rogério Ceni assume momentaneamente a 4ª colocação, com quatro pontos somados. O Esquadrão pode perder posições no fechamento da rodada. Próximo desafio será contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, sábado (27), às 16h.